Escolas de Russas são 100% informatizadas

O computador se tornou uma ferramenta definitiva e obrigatória na escola pública do município de Russas. Desde o mês passado, todas as escolas da rede pública municipal estão informatizadas. Da menor à maior escola, o laboratório de informática virou a "segunda sala". O Município já sedia mais de dez telecentros de inclusão digital. E neste semestre foi informatizado o sistema de avaliação dos desempenhos dos alunos. Em 48 horas as escolas recebem relatórios sobre o desempenho de cada aluno. O programa é pioneiro no Estado e beneficia oito mil estudantes do Ensino Fundamental.

Os alunos da Escola Municipal Ana Xavier Lopes, no Bairro Planalto da Bela Vista, têm aulas de Informática. Na Escola Padre Marcondes, no Bairro Jardim São José, também têm. Desde o mês passado foi conquistada a cobertura total em informática nas escolas municipais russanas. Além de laboratórios de Informática, cada instituição conta com um facilitador, para que os alunos possam manusear corretamente, ter o computador como aliado da criatividade e do conhecimento, e a Internet como importante ferramenta de pesquisa escolar.

Perder o medo

A aquisição do computador na escola tem feito a meninada perder o medo da máquina. Muitos, entre 8 e 14 anos de idade, até já se inscreveram no curso de criação de histórias em quadrinhos, que funciona no Telecentro Digital da Biblioteca Pública Municipal.

A cobertura de laboratórios de Informática para todas as escolas públicas municipais enseja um novo método de avaliação escolar feita pela Secretaria Municipal da Educação: o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental em Rede (Smaef).

É um sistema informatizado de avaliação em rede que vai garantir a sistematização das informações e possibilitar as escolas e a Secretaria da Educação avaliar, e em tempo hábil, todos os resultados, para tomar as medidas necessárias que possam reverter os indicadores não satisfatórios. Em outras palavras, os alunos fazem provas on line sobre todos os assuntos e os técnicos da Secretaria avaliam o desempenho dos alunos e das escolas. Além da avaliação, os alunos terão acesso aos softwares que serão utilizados pelos professores durante as aulas.

No curto espaço de tempo de 48 horas, cada escola receberá seus descritores apresentando o sucesso ou insucesso de seus alunos. Os resultados serão apresentados por escola, série e aluno. Em 34 das 36 escolas (outras duas são de Educação Infantil) as provas são aplicadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de acordo com os critérios pré-estabelecidos e trabalhados em sala de aula nas escolas.

Cada aluno faz a prova no computador, enviando as respostas diretamente pela Internet. Esse método de avaliação atente a mais de oito mil alunos do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A prova é realizada bimestralmente.

De acordo com os resultados, coordenadores da Semed avaliam os procedimentos pedagógicos a serem adotados nas escolas com pior desempenho. Esse tipo de monitoramento é elogiado por professores, que defendem a "democratização" da informação sobre cada aluno, e da responsabilidade para pais, diretores escolares e gestores.

"Com computadores em cada escola, e a Internet em processo de aplicação, tudo que é conhecimento agora fica mais próximo do aluno", afirmou Lindalva Pereira, secretária de Educação. Os laboratórios de Informática contam com computadores modernos, telas de LCD, gravadores e ambiente climatizado.

Alguns dos computadores das escolas foram fornecidos pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo), do Ministério da Educação, nas categorias urbano e rural.

Outros foram fornecidos pela própria Secretaria. Para se definir a necessidade do Laboratório de Educação em Informática, a quantidade de computadores é calculada com base na maior turma da escola, para que a aula de Informática contemple máquinas suficientes para todos os alunos ao mesmo tempo, com o máximo de dois alunos por computador.

Avaliação

8 mil Alunos é a média de beneficiados com avaliação informatizada nas escolas da rede municipal de Russas. Em 48 horas, as unidades têm relatório sobre desempenho de cada aluno

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria Municipal da Educação de Russas
Vale do Jaguaribe
(88) 3411.0121
Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabuleiro do Norte: Dois assassinatos em menos de 24 horas

Pinheiro Supermercado é inaugurado em Limoeiro do Norte

Tv Record Fortaleza grava com "Chico Quebra Coco" em Limoeiro