Censo 2010: Municípios podem perder recursos devido à queda populacional no Ceará

Ainda há uma esperança, ao final do censo, para o aumento da população cadastrada, conforme o chefe da unidade do IBGE no Ceará, Francisco Lopes. Os entrevistadores vão fazer novas entrevistas, além de retornar aos domicílios, que foram cadastrados como vagos ou fechados. Para Francisco Lopes, a queda pode ser justificada pela grande migração, devido a estiagem deste ano.

Maior queda

O município de Alto Santo (Baixo Jaguaribe) teve a maior distância entre o número, esperado pelo IBGE, e o cadastrado. Segundo o prefeito da cidade, Adelmo Aquino, a diferença foi devido a má pesquisa feita pelos recenseadores, que não foram fazer as entrevistas em algumas localidades e nas ilhas na barragem do açude Castanhão, no município. Além disso, o prefeito comenta que, segundo levantamento preliminar, 1.500 pessoas não foram recenseadas.

Já Francisco Lopes, diz acreditar na metodologia utilizada pelo censo, mas mesmo assim, vai conferir as ilhas citadas pelo prefeito Adelmo.

A coleta deve ter seus dados iniciais lançados no dia 4 de novembro, após a conclusão do processo, que vai até o dia 30 de outubro. Os municípios podem entrar com recurso de contestação dos dados, em um prazo de 20 dias.
Com informações do O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tv Record Fortaleza grava com "Chico Quebra Coco" em Limoeiro

Tabuleiro do Norte: Dois assassinatos em menos de 24 horas

Pinheiro Supermercado é inaugurado em Limoeiro do Norte