Eleições 2010: PSTU de Limoeiro do Norte realiza debate na FAFIDAM
O PSTU de Limoeiro do Norte realizará debate onde demonstrará o posicionamento do partido para o segundo turno das eleições 2010. O candidato á presidente do partido não obteve êxito em ir para o segundo turno. O partido em Limoeiro convida á todos para o debate. Segue convite abaixo:
Companheiros /as,
A despeito das limitações do espaço eleitoral e de sua natureza antidemocrática, compreendemos que para nós, trabalhadores/as, é fundamental termos um posicionamento coerente diante deste processo de 2º turno das Eleições Presidenciais.
Assim, estamos convidando você a participar do debate “COMO COMBATER A DIREITA NO 2º TURNO”, que realizar-se-á neste dia 21 de outubro, às 19 h, na sala 16 da FAFIDAM.
A proposta é, a priori, registrar os 6 meses do assassinato do companheiro Zé Maria do Tomé, agendando o II Seminário do PSTU sobre Política Agrária e combate ao Agronegócio e ver encaminhamentos para dar continuidade à mobilização junto aos mov. Sociais pela apuração e punição dos culpados ainda sem resposta até esse momento.
Aguardando a presença de todos,
Saudações Socialistas!
Dir. Municipal do PSTU.
AOS QUE TEIMAM EM “REMAR CONTRA A MARÉ!”
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados _ PSTU_ de Limoeiro do Norte, dirige-se aos companheiros/as do Vale do Jaguaribe, primeiramente, para agradecer aos trabalhadores/as das mais variadas categorias _ servidores municipais, bancários, trabalhadores dos correios, comerciários, professores, estudantes, donas-de-casa, agricultores _ e aos lutadores/as dos movimentos sociais e populares do campo e da cidade, como, de Limoeiro, Quixeré, Tabuleiro, S.João do Jaguaribe, Morada Nova, Fortaleza e tantos outros locais, onde Reginaldo foi expressivamente respaldado com mais de 14 mil votos que, sem dúvida, refletem um indiscutível reconhecimento do projeto defendido pelo PSTU. Queremos agradecer e partilhar nossa alegria com cada um que nos prestou apoio de forma individual ou fazendo campanha, sobretudo, por sabermos que, a despeito da natureza antidemocrática e hostil das eleições, conseguimos algo fundamental: divulgar nosso projeto socialista, discutir nosso programa de governo nas ruas e locais de trabalho, nas escolas e no supermercado, na família e entre amigos e, com todo o respeito aos que discordam, denunciando o governo e suas políticas traidoras e, acima de tudo, vendo nessa candidatura, um importante ponto de apoio para as lutas dos trabalhadores em curso, como se deu no apoio concreto às campanhas salariais dos servidores públicos municipais na região e às greves dos rodoviários, servidores da justiça e bancários, defendendo ainda a não privatização dos correios e dos bancos e outros setores estratégicos ameaçados. Portanto, fazemos um balanço extremamente positivo e vitorioso, apesar de todas as limitações próprias deste processo.
É preciso ressaltar que conseguimos construir uma campanha praticamente sem recursos, (provenientes somente do bolso de valorosos apoiadores / trabalhadores) e sem o tempo privilegiado das grandes coligações na mídia burguesa. É com grande orgulho que afirmamos que construímos nossas lutas e campanhas eleitorais sempre de forma independente dos governos, dos patrões e dos empresários do agronegócio.
É preciso registrar que, ao se votar numa candidatura do PSTU, não se está apenas votando em “alguém” em quem se pode confiar e que é de luta ou por “ser de Limoeiro”; Infelizmente já comprovamos da pior forma que o fato de um determinado candidato ser da cidade ou da região não é o que determina o seu compromisso político, ou seja, que vai estar do lado da população. Portanto, ao votar em uma candidatura do PSTU, estamos optando por um outro projeto de sociedade (Socialista), por outra forma de fazer política, que se constrói dia a dia, por dentro da luta direta dos trabalhadores explorados e oprimidos, que está para muito além dos processos eleitorais; afinal, as eleições passam, mas, a crise continua, e junto com ela, nossos problemas de sobrevivência, os ataques dos governos e patrões aos nossos direitos historicamente conquistados, como continua também a perseguição e criminalização dos movimentos sociais e a impunidade como ocorre com a morte do companheiro Zé Maria do Tomé, liderança comunitária assassinada em 21 de abril deste ano na Chapada do Apodí, cujo crime completa 6 meses, ainda sem apuração e punição dos culpados. A eleição passa, mas nossa luta terá que permanecer e se fortalecer cada vez mais prá darmos conta de tantos desafios, de tantos ataques que estão apenas aguardando passarem o 2º turno para serem lançados sobre a classe trabalhadora mais uma vez. Temos que nos preparar já!
E NESTE 2ª TURNO? COMO VOTAR PARA COMBATER A DIREITA?
Neste momento de preparação do 2º turno, está havendo uma enorme pressão do governo e seus apoiadores no sentido de votar em Dilma “para evitar a volta da direita”. Do outro lado, temos a oposição de direita de Serra. Somos radicalmente contra a volta da turma do FHC. Os governos do PSDB já mostraram ao que vieram, com as privatizações e os ataques aos direitos dos trabalhadores. Porém, é preciso deixar claro que lutar contra a direita não significa votar em Dilma Roussef! O fato é que hoje, no Brasil, as grandes empresas estão divididas entre si nas eleições: Um setor apóia Serra, o que é mais que evidente nas empresas de TV e jornal. A maioria do grande capital, no entanto, (banqueiros, multinacionais, governos imperialistas) apóia política e financeiramente as duas campanhas. Votar em Dilma ou em Serra é manter o plano econômico neoliberal aplicado por FHC e continuado por Lula. É manter bloqueada a reforma agrária e tantas outras bandeiras de luta. Não existe um “mal menor” nesse segundo turno. Votar em Dilma ou Serra vai fortalecer um deles para atacar com mais força os direitos dos trabalhadores. Tanto um como outro já anunciaram sua disposição de aumentar a idade mínima para a aposentadoria. Cada voto dado em Dilma ou Serra é um voto contra os interesses da classe trabalhadora desse país. POR ISSO, O PSTU DEFENDE COM TODA CLAREZA E CONVICÇÃO O VOTO NULO NESTE 2º TURNO!
Limoeiro do Norte, 16 de outubro de 2010.
Comentários