Sindicato de polícia civil do Ceará pede interdição da Delegacia Regional de Russas

Uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis de carreira do Ceará - SINPOCI esteve na manhã de quinta feira dia 11 de novembro, em visita de avaliação de toda estrutura geral de funcionamento da delegacia regional de polícia civil sediada em Russas. A referida comissão era composta pelo vice-presidente da entidade, policial civil de carreira e escrivão Francisco Xavier Farias Júnior, secretário geral e inspetor Francisco Hernani Leal Júnior e a diretora de formação da entidade e perita Gelda Maria de Sousa Aguiar. Eles estavam acompanhados do assessor jurídico do (SINPOCI) Dr. Edilson Monteiro de Albuquerque Neto. Os diretores do SINPOCI fizeram uma minuciosa avaliação estrutural de como se encontra o prédio, e a mobília da delegacia. Depois de uma hora averiguando o verdadeiro caos em que se encontra o ambiente de trabalho de seus colegas policiais civis, eles ficaram estarrecidos diante do que viram, onde foram unanimes ao afirmar; Não existem condições nenhuma de se trabalhar.

Depósito de apreendidos

Mobília não existe, portas quebradas, o cupim destruindo tudo, fossas estouradas, matagal tomando de conta do pequeno espaço existente que deveria servi como depósito para colocação de objetos que são apreendidos pela polícia, banheiros sem a mínima higiene, cozinha não existe, dormitório dos inspetores, parece quarto de mendigo, parte do teto está quebrado e na área externa lateral, o mato esta subindo em direção ao telhado. O ambiente de estar, espaço que liga os setores de administração, cartório, gabinete do delegado, xadrez, “cantina”e dormitório dos policiais, se transformou em um depósito ao ar livre, onde é colocado tudo aquilo que é apreendido pela polícia.
Condições sub-humanas

Outra questão que preocupa são as infiltrações em alguns pontos do prédio, bem como a estrutura superior, já que o telhado cedeu, segundo consta o relatório dos membros da inspeção, havendo inclusive perigo de desabamento a qualquer instante, além é claro da superpopulação carcerária existente e comprovada pela comissão do sindicato em Russas. Os presos que estão no xadrez da delegacia, vivem em condições sub-humanas, sem a menor infraestrutura de sobrevivência, inclusive uma custodiada está há meses recolhida ao banheiro do xadrez, por não ter na delegacia espaço reservado para detentas.

Medida de intervenção

Segundo informou Xavier Júnior Farias, o prédio da delegacia está à beira de um colapso total. A própria comissão depois de constatada a situação deplorável com que se encontram as dependências da instituição, foram até o Ministério Público pedir ao promotor de justiça o fechamento como uma medida de intervenção de funcionamento, até que o estado resolva o problema. Por volta de meio dia o Dr. Herton Ferreira Cabral promotor de justiça da primeira vara de execuções cível, recebeu toda comissão e ouviu o pedido do sindicato, e ao mesmo tempo recebeu um documento com tudo que foi visto e constatado pelo o sindicato. Dr. Herton também mostrou para os membros do SINPOCI, documento assinado pelo ministério público e que se encontra nas mãos da Dr. Antônia Neuma Dias de Vasconcelos, juíza da vara cível da comarca de Russas, e que nele, estão relatados todas as precariedades em que se encontra a Delegacia Regional de Polícia Civil da terra de Dom Lino.

Na visita ficou acertado um encontro, da equipe do sindicato de policiais civis, com a Dra. Neuma Dias, enquanto isso o promotor vai estudar ações que possa interferir na mudança da realidade em que trabalham os policiais civis russanos. O vice-presidente pediu ao promotor sua intervenção como uma medida paliativa no sentido de colocar dois policiais militares para dar maior segurança na delegacia de polícia civil, pois o delegado Dr. Luciano Barreto estava receoso com a situação carcerária, já que recentemente uma tentativa de fuga aconteceu naquele xadrez. O promotor se comprometeu e de pronto, entrou em contato com Coronel Macedo Junior,comandante do Batalhão de Russas, que atendeu a solicitação dos representantes do sindicato a pedido do promotor.
Fonte: Tvjaguar

Comentários

Valdecy Alves disse…
CONVITE: Blogueir@, bem como seguidores e seguidoras. Vcs estão convidados para o lançamento do meu livro: VIOLAÇÃO AOS DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES MUNICIPAL. MONOGRAFIA que recebeu nota 10, no meu curso de especialização em Direito Constitucional. Dia 03/12//2010, às 16:00h, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Leia matéria completa em meu blog. O exemplar pode ser adquirido através dos correios.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabuleiro do Norte: Dois assassinatos em menos de 24 horas

Tv Record Fortaleza grava com "Chico Quebra Coco" em Limoeiro

Pinheiro Supermercado é inaugurado em Limoeiro do Norte