Deputado do PT acusa Cid e Ciro Gomes de espionar adversário no Ceará

Eudes Xavier(PT-CE)
BRASÍLIA - O deputado Eudes Xavier (PT-CE) pediu nesta quinta-feira, no plenário da Câmara e em documento enviado à presidência da Casa, investigação sobre suposta ação de espionagem que estaria sendo patrocinada pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e seu irmão, o ex-governador Ciro Gomes, contra Roberto Pessoa, presidente de honra do PR do Ceará e desafeto político deles. No documento, Eudes incluiu supostos e-mails trocados entre Cid, Ciro e dois secretários de estado do Ceará. A assessoria do governo do Ceará descartou que "o governador tenha ordenado qualquer investigação contra qualquer político, seja oficial ou paralela"

Roberto Pessoa é um dos principais adversários políticos dos irmãos Gomes. Na eleição municipal, o PR se aliou ao grupo da ex-prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins, e apoiou a candidatura de Eumano de Freitas, que foi derrotado pelo candidato dos irmãos Gomes, Roberto Cláudio (PSB). O deputado Eudes Xavier é do grupo de Luiziane. Na última eleição, Ciro Gomes acusou Roberto Pessoa de ser corrupto e Pessoa reagiu, acusando Ciro de ser lobista e, mesmo sem ter renda, viver circulando por hotéis chiques pelo mundo, entre outras coisas.

Segundo Eudes, as cópias de e-mails "oficiais e privados" que teriam sido trocados entre Cid, Ciro e os secretários Arialdo Pinho (Casa Civil) e Francisco Bezerra (Segurança Pública) foram entregues por uma fonte em seu gabinete. Os e-mails tratariam "da contratação da empresa de espionagem internacional (Kroll) para investigar um cidadão desafeto do irmão do atual governador e com agravante de que está sendo pago, no todo ou em parte, com dinheiro público e com a aquiescência daqueles agentes políticos que deveriam defender o Estado democrático de direito", diz um trecho do documento. O deputado pede que a denúncia seja investigada pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e outros órgãos.

Um dos e-mails, que teria sido enviado por Cid Gomes a Fernando Bezerra, tem o seguinte teor: "Nos próximos dias o Ciro deve lhe procurar para pedir orientações, eu soube pelo Arialdo que ele esteve em São Paulo com executivos da Kroll para tratar do assunto Roberto Pessoa, já tentamos fazê-lo recuar, mas sem sucesso, então peço-lhe que ajude na medida do possível sem envolver o governo nesse assunto. Cid. F. Gomes", segundo documento de Eudes. Em outro e-mail, atribuído a Ciro Gomes, o ex-governador diz que falou com um desembargador para acelerar o processo contra Pessoa.

(O Globo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabuleiro do Norte: Dois assassinatos em menos de 24 horas

Pinheiro Supermercado é inaugurado em Limoeiro do Norte

Tv Record Fortaleza grava com "Chico Quebra Coco" em Limoeiro