Festa literária começa hoje em Limoeiro do Norte

Fortaleza. Dizer que a literatura vai tomar a praça é redundante para Limoeiro do Norte, alcunhada princesa do Vale por seu berço de cultura e de tantos artistas. Mas o conhecimento vai, sim, florescer mais uma vez pelo largo da igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A partir de hoje, até sábado, uma tenda traz muitos livros e quantas histórias a imaginação puder florir. A segunda edição da Jornada das Letras e da Feira do Livro de Limoeiro abre as portas para o lúdico no folhear de livros dia e noite. 

Teatro, dança, música e circo tornam-se uma coisa só no espetáculo “Os Bufões”, do grupo Dona Zefinha, um dos principais responsáveis pela difusão do fazer teatral, e literário, no Interior do Ceará 

“Trata-se de alimentar o espírito para as coisas novas, na oportunidade do encontro entre leitores, escritores, professores, alunos, artistas e demais agentes de cultura, reafirmando o estímulo à prática da leitura”, afirma Vera Costa, coordenadora do evento.

Tradição
A Feira do Livro, uma verdadeira festa literária no Interior, reafirma a tradição de Limoeiro do Norte e do próprio Vale do Jaguaribe para a escrita. São tantos escritores e gerações que poucas cidades do Ceará têm o privilégio de, nas bibliotecas, tem várias prateleiras, ou uma instante inteira só com escritores limoeirenses - quando não são natos, foram radicalizados no município. Mas o brilho literário é maior, é jaguaribano.

Escritores, leitores, poetas, cantadores, colecionadores, pesquisadores, cordelistas, artistas, estudantes, professores e livreiros farão parte dessa história, iniciada em 2011, na primeira edição da Jornada e da Feira. Uma tenta do Sesc Itinerante abre o evento, hoje, ao por-do-sol. O grupo Oficarte, de Russas, apresentará o espetáculo musical infantil “Era uma vez...”. 

Haverá homenagem, em memória, a quatro importantes nomes da cena cultural local: Aécio de Castro, Francisco Carvalho, Lauro de Oliveira Lima e Waldy Sombra. O escritor Raymundo Netto fará sessão de autógrafos do seu livro “Os Acangapebas”. Ele também participará, amanhã, da roda de conversa com os escritores Kelson Oliveira e Inácio Braúna. No palco principal, a Banda Dona Zefinha apresentará o espetáculo “Os Bufões”. 

O evento é realizado pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Uece, Academia Limoeirense de Letras e movimento SOS Jaguaribe. Tem apoio da Mineração Santa Maria e patrocínio da Coelce.

Mais InformaçõesII Jornada das Letras e Feira do Livro de Limoeiro do Norte
De 16 a 18 de maio. Largo da Igreja Matriz de Limoeiro
Telefone: (88)9661-0512

Melquíades JúniorRepórter
(Diário do Nordeste)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tv Record Fortaleza grava com "Chico Quebra Coco" em Limoeiro

Tabuleiro do Norte: Dois assassinatos em menos de 24 horas

Pinheiro Supermercado é inaugurado em Limoeiro do Norte